Pular para o conteúdo

Luvas de vinil: utilizações e recomendações

Depois do elevado número de casos de coronavírus (Covid-19) aumentou a preocupação em manter uma higiene adequada para evitar um possível contágio.

As luvas descartáveis, tais como as luvas de vinil, látex e nitrilo, são uma medida de proteção eficaz contra o vírus e fazem também parte do equipamento de proteção pessoal (EPI) contra o Covid-19. As luvas de proteção contra agentes biológicos devem garantir a impermeabilidade, a máxima flexibilidade e uma elevada sensibilidade, a fim de permitir a sua utilização em todos os tipos de trabalho.

O nível de proteção, conforto ou durabilidade são fatores que variam entre tipos de luvas

LUVAS DE VINIL

As luvas de vinil são um tipo de luvas descartáveis derivadas de resinas de PVC sintéticas, pelo que não apresentam o mesmo risco de alergia que as alternativas de látex ou borracha natural, tornando-as uma opção atrativa para a preparação de alimentos e a segurança dos empregados.

O vinil é menos elástico que o nitrilo e o látex, proporcionando um ajuste mais solto e uma sensação suave e confortável. Além disso, este material oferece maior permeabilidade e menor resistência do que as luvas em nitrilo ou látex.

As luvas de vinil têm as seguintes características:

  • 100% sem látex.
  • Elástico.
  • Resistente a produtos químicos: ácidos e bases fortes, sais, outras soluções aquosas e álcoois.
  • Resistente a alimentos, água, óleos e petróleo.

As luvas de vinil são recomendadas para tarefas de curta duração com uma elevada frequência de mudança, tais como ortodontia, uso doméstico, indústria alimentar ou uso residencial para limpeza de pacientes.

Este tipo de luvas é utilizado principalmente na indústria alimentar para garantir o cumprimento das normas de higiene. O seu ajuste mais frouxo torna-os ideais para quem trabalha no comércio varejista de alimentos, permitindo que as pessoas retirem as suas luvas rápida e facilmente quando lidam com os clientes. Além disso, a resistência das luvas de vinil aos óleos torna-as um elemento de protecção ideal para a indústria hoteleira.

Elas também oferecem proteção durante a limpeza geral.

Luvas descartáveis com pó ou sem pó?

A maioria das nossas luvas de vinil está disponível tanto nas variedades em pó como nas não em pó. As luvas em pó são cobertas com uma camada leve de pó de amido de milho básico que ajuda a calçar a luva e também a absorver a transpiração. Alguns utilizadores consideram isto benéfico e aumenta o conforto durante a utilização prolongada. Em ambientes clínicos, pode ser preferível utilizar luvas sem pó para minimizar o risco de contaminação cruzada que ocorre através da dispersão natural do pó.

O pó utilizado nas luvas de vinil, para garantir que são fáceis de calçar e de tirar, é amido de milho. Isto garante que as mãos podem caber nas luvas sem qualquer problema, mas algumas pessoas descobrem que sofrem de irritação causada pela fricção do pó na luva e, portanto, as variedades sem pó são mais frequentemente escolhidas.

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?